Create Your First Project
Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started
Jardim Botânico de Curitiba
Região:
Sul
Localização
Rua Engenheiro Ostoja Roguski, n.º 350 - bairro Jardim Botânico – Curitiba, PA
Link
O Jardim Botânico Municipal desfruta da preferência de quem visita Curitiba, seja turista nacional ou de outros países. As visitas turísticas são gratuitas (assim como para seus frequentadores no dia a dia) e não precisam de agendamento.
O espaço funciona como um dos grandes cartões postais da cidade, com seus jardins geométricos (em estilo francês) bem cuidados, chafarizes, e sua estufa de três abóbadas (em ferro e 3.800 peças de vidro), que abriga exemplares vegetais naturais e ornamentais da flora da Mata Atlântica. As pessoas com deficiência têm acesso à estufa por rampa que fica atrás da construção e está sinalizado por placa em sua lateral.
De acordo com a lei e a definição técnica, o Jardim Botânico não é um Parque, conforme é tratado popularmente. Pelas suas características de Unidade de Conservação, deve estimular a contemplação dos visitantes; contribuir na conservação da natureza, para a educação ambiental, e ainda oferecer uma alternativa de lazer para a população.
Espaço Cultural
Entre as suas atrações, destaque para o Jardim das Sensações, que estimula o tato, o olfato, a visão e a audição de adultos e crianças, no contato direto com mais de 70 plantas de texturas, formas e aromas diferentes. São 200 metros de percurso (duração de quase 30 minutos). Todas espécies têm placas informativas, inclusive em braile.
O Espaço Cultural abriga a “Galeria das Quatro Estações" e o Café Escola (do Senac); ao fundo, o Centro de Ilustração Botânica do Paraná. Tem ainda um Salão de Exposições e o Museu Botânico.
Localização: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, n.º 350 - bairro Jardim Botânico
Horário de funcionamento
Do Jardim Botânico:
De segunda-feira a domingo
Das 6h às 19h30
Do Jardim das Sensações
De terça-feira a domingo
Das 9h às 17h – O percurso é feito em meia hora, por isso o último acesso é marcado para as 16h30.
Fechado às segundas-feiras para manutenção. Se segunda-feira cair em um feriado, fica aberto.
Obs: esta visitação pode ser interrompida, em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, para segurança das pessoas e da vegetação.