HISTÓRIACO DA RBJB
A Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), fundada em 21 de janeiro de 1991 (32 anos), surgiu da necessidade de integração entre as diversas entidades congêneres existes no Brasil e que buscavam integrar e ampliar as ações de conservação da flora brasileira.
A Rede tornou-se um importante apoio para a criação dos jardins botânicos contemporâneos e incentivou e promoveu a elaboração e execução de diversos projetos de conservação envolvendo variados jardins das mais diferentes regiões do Brasil.
A atuação da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, ao longo dos anos, buscou nortear suas ações de acordo com as convenções internacionais sobre a conservação da biodiversidade e teve apoio financeiro de organizações internacionais, tais como o Botanic Garden Concervetion International – BGCI.
Os técnicos, pesquisadores e dirigentes que fundaram a RBJB trabalharam intensamente no projeto de ampliar, estimular a cooperação e o intercâmbio entre os jardins botânicos e outras instituições que mantivessem coleções científicas de plantas vivas.
A partir dessa premissa, foram estabelecidos os seus principais objetivos: promover a cooperação entre jardins botânicos e instituições congêneres; estimular o estudo da botânica e a conservação da biodiversidade; e apoiar a criação e desenvolvimento de novos jardins botânicos.
NOSSO TRABALHO
Cooperação entre Jardins
-
Tenha a maior Rede de apoio à jardins botânicos do Brasil;
-
Criação e desenvolvimento de Jardins e coleções de plantas;
-
Estruturação, organização e planejamento
Conservação da biodiversidade
-
Tudo sobre coleções botânicas;
-
Conservação de espécies nativas e ameaçadas;
-
Divulgação científica
Educação Ambiental
-
Preservar e conservar também é cuidar do nosso futuro;
-
A Educação Ambiental como pilar do conhecimento