top of page

Create Your First Project

Start adding your projects to your portfolio. Click on "Manage Projects" to get started

Jardim Botânico de Lajeado

Região:

Sul

Localização

Avenida Aury Stürmer - Moinhos d'Água, Lajeado - RS

Em 31 de maio de 1995, por meio da Lei nº 5.470, foi criado o Parque Municipal Moinhos d'água com 22,65 hectares. O local era considerado pelo Plano diretor do Município de Lajeado como Unidade Territorial (UT) Industrial, mas, em função da riqueza ambiental foi transformado por esta Lei em área especial de interesse ambiental. Ainda, esta lei altera as áreas adjacentes destinadas anteriormente para uso industrial (UT – Industrial) em UT – Residenciais e UT – Comércio e Serviços. Em 18 de Setembro de 1995 por meio do Decreto n°4.636 fica criado o Jardim Botânico de Lajeado no bairro Moinhos d´água e em 1996 o Jardim Botânico foi instaurado junto ao parque Moinhos D'Água pela Lei nº 5.723.

Atualmente o Jardim Botânico de Lajeado está vinculado ao Centro de Educação Ambiental de Lajeado o qual foi criado pelo Decreto n° 6.330, de 17 de junho de 2005. A transformação da antiga propriedade rural em área de preservação permanente trouxe a perspectiva de um instrumento adicional de proteção e conservação da flora e fauna regional, prevenindo assim as remoções de espécimes vegetais e caça (Art.4° da Lei Municipal n°5.470). Os processos naturais de sucessão da vegetação recompõem lentamente a paisagem, caracterizando o local em áreas com diversos níveis de regeneração florestal. Em quase 30 anos, o adensamento do sub-bosque e o amadurecimento das áreas de matas estabelecidas já se mostrou como resultados das políticas de conservação criados para essa área. Apesar disso ainda existem conflitos nas bordas do parque onde o aumento da urbanização da região resulta em desmatamento das áreas adjacentes e isolamento do parque. Em 2008 foi aprovado o regimento Interno, que auxilia e norteia a organização do funcionamento e serviços oferecidos pelo Jardim Botânico. Em agosto de 2022, por meio da Lei Municipal 11.426, foi instituído o Herbário e Política de Coleções Botânicas.

Temos como missão “desenvolver a educação ambiental e a sensibilização para a preservação do meio ambiente e convivência ética com o mesmo além de promover a conservação da flora e fauna nativa por meio de coleções científicas, preservação de área de mata nativa e do estímulo à pesquisa buscando sempre divulgar o conhecimento sobre a biodiversidade local”.
O Jardim Botânico dispõe de: Estacionamento; Pórtico/Guarita; Auditório; Alameda dos Jerivás; Coleções Botânicas: Árvores da Mata Atlântica; Bromélias, Cactos e Orquídeas; Árvores Ameaçadas de Extinção e Coleção de Árvores Exóticas; Horto Etnobotânico; Jardim Sensorial; Herbário; Coleção abelhas nativas; Horto Florestal com produção de mais de 30.000 mil mudas ao ano; Alameda dos Ipês-amarelos; Trilhas de interpretação ambiental: Trilha autoguiada; Trilha da Cascata; Trilha do Tatu, Trilha do Sabiá e Trilha Especial (pesquisa científica apenas); Parquinho.


Aberto todos os dias das 8h às 18h
Telefone: (51) 3982-1107
E-mail: sema.jardimbotanico@lajeado.rs.gov.br

bottom of page