top of page

Edital do I Prêmio Helena Quadros - 2023





1.0. Apresentação


A Rede Brasileira de Jardins Botânicos - RBJB lança a primeira edição do concurso de práticas de educação socioambiental em Jardins Botânicos intitulado: Prêmio Helena Quadros – edição 2023.


Esta iniciativa consiste em homenagear a educadora Helena do Socorro Alves Quadros (in memorian), paraense de Belém, associada à RBJB e que dedicou seus estudos e atividades profissionais à divulgação científica, no âmbito da Botânica, diretamente relacionada à sociedade, em especial a mais carente, levando a educação ambiental aos mais diversos locais de sua região, abrindo oportunidades de vislumbrar novos conhecimentos a muitos jovens e, com isso, colaborou para transformar vidas.


Helena do Socorro Alves Quadros era Doutora em Educação (UFPA–PPGED/ICED), Mestre em Educação (UNAM), Especialista em Ação Educativa e Cultural em Museus (UNI-RIO) e em Educação Ambiental (NUMA/UFPA) e Pedagoga. Funcionária do Museu Paraense Emílio Goeldi desde 1982, ela coordenou o Núcleo de Visitas Orientadas – NUVOP, vinculado ao Serviço de Educação,de 1985 até 2015; foi responsável pelos projetos O Museu Goeldi leva Educação em Ciência à Comunidade, Festival de Gastronomia Inteligente e O Museu Goeldi de Portas Abertas. Como integrante do projeto Educação e Conservação de Espécies Aromáticas Nativas da Amazônia, recebeu o Prêmio para Projetos Educacionais Modelos nos Jardins Botânicos brasileiros, concedido pelo Botanic Gardens Conservation International (BGCI), através do programa Investing in Nature. Foi orientadora de bolsistas de Iniciação Científica e seus alunos receberam o Prêmio PIBIC/MPEG como melhores estudos em 2009, 2010 e 2012. Atuou ainda como conselheira do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) no Ponto de Memória da Terra Firme, que ajudou a articular. Em todos os trabalhos realizados, criou laços, conquistou pessoas, gerou empatia e costurou tudo com afeto. Helena entendia que a Ciência precisa tocar o coração e a vida das pessoas e que o sorriso, o abraço e o afeto são também um conhecimento a ser transmitido. Ela faleceu em 16 de abril de 2021, de COVID19, deixando uma grande lacuna no MPEG, uma perda para a RBJB e para a Ciência brasileira.


Por meio deste Prêmio, o Comitê Executivo da RBJB, visa também reconhecer e incentivar as pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos Jardins Botânicos associados a desenvolverem e divulgarem suas atividades de Educação Ambiental em prol da conservação da flora nativa brasileira e suas interações com a sociedade.


O tema deste I Prêmio Helena Quadros – 2023 é “Conservação da flora por meio de uma educação que transforma o homem e sua consciência ambiental”.



2.0. Regulamento


O período de inscrição será de 01 de setembro 2023 a 01 de outubro de 2023. O Jardim Botânico associado deve preencher a Ficha de Inscrição constante no site da RBJB (http://rbjb.org.br) e enviá-la junto com o Projeto, em formato pdf, para o e-mailrbjb.oficial@gmail.com.


O projeto deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12 e conter:


  • 1. Apresentação (no máximo 40 linhas);

  • 2. Justificativa (no máximo 40 linhas);

  • 3. Objetivo(s) (no máximo 15 linhas);

  • 4. Descrição das ações desenvolvidas (no máximo 40 linhas);

  • 5. Resultados obtidos (no máximo 40 linhas);

  • 6. Anexos: fotos e/ou vídeos que ilustrem a realização das atividades, com legenda e fonte.


As informações e imagens/vídeos contidas na Ficha de Inscrição e no Projeto, bem como sua veracidade, são de responsabilidade única e exclusiva do proponente. Em caso de informações incorretas ou falsas, a proposta será automaticamente eliminada.


As propostas apresentadas para a avaliação passarão a pertencer ao acervo da RBJB, a quem será cedido, em caráter definitivo, o direito de divulgá-las, por qualquer meio e sem limite de prazo e sem quaisquer ônus.


Não é permitida a participação de candidato que, à época da seleção, mantenha vínculo empregatício ou de prestação de serviços, de qualquer espécie, com a Comissão Julgadora do Prêmio, configurando conflito de interesses.


As propostas somente serão recebidas dentro do prazo para inscrição, sendo as recebidas fora deste prazo automaticamente desclassificados.



3.0. Categorias


As propostas poderão ser inscritas em apenas uma das categorias abaixo discriminadas, sendo obrigatório assinalar a categoria na qual a proposta está concorrendono formulário de inscrição. As categorias são:


  • 1) Ações pedagógicas – Atividades promovidas pelos Jardins Botânicos vinculadas a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou Ensino Superior que desenvolvam, com a comunidade escolar, projetos e/ou ações com foco na coleção de plantas vivas do Jardim Botânico. Esta categoria se destina à ações voltadas para o público escolar/universitário.


  • 2) Ações conservacionistas - Atividades promovidas pelos Jardins Botânicos realizadas em parceria com pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas, que apoiem e desenvolvam atividades do Jardim Botânico em suas instituições ou em outros locais, colaborando, desta forma, na construção efetiva de uma consciência para a conservação da flora nativa brasileira, com foco especial para as plantas ameaçadas de extinção. Esta categoria visa reconhecer e homenagear parceiros e apoiadores dos Jardins Botânicos.


  • 3) Ações comunitárias - Atividades promovidas pelos Jardins Botânicos realizadas em parceria com sociedade civil dos mais diversos credos, gêneros, etnias, povos originários e grupos que representem minorias, visando reconhecer os saberes e promover vivências e troca de experiências na construção do conhecimento sobre o valor multicultural das plantas. Esta categoria visa reconhecer iniciativas de conservação da flora nativa brasileira através da ampliação do conhecimento acadêmico aliado ao saber ancestral das comunidades e garantir a relação saudável do homem com a natureza.



4.0. Julgamento


As propostas inscritas serão avaliadas de acordo com a categoria em que concorrem, por Comissão Julgadora descrita no item 4.1.,considerando os critérios e a pontuação a seguir:


  • a) Concepção do Projeto: será avaliada a formatação do texto, adequação ao tema proposto, aderência à categoria escolhida, originalidade e criatividade da iniciativa (30 PONTOS)


  • b) Execução do Projeto: serão levados em consideração o efetivo envolvimento dos autores e coautores nas atividades desenvolvidas, público alvo atingido, comprometimento e métodos aplicados (40 PONTOS)


  • c) Relevância Acadêmica e Socioambiental: serão avaliados os impactos benéficos e a efetiva aplicabilidade dos resultados para o público atingido e o ambiente (30 PONTOS).


Será vencedora a proposta que obtiver a maior pontuação. Em caso de empate, o desempate será a partir da maior nota no critério "Relevância acadêmica e socioambiental". Para concorrer ao I Prêmio Helena Quadros - 2023, as propostas deverão somar, no mínimo, 50 pontos.


4.1. Comissão Julgadora


A Comissão Julgadora do I Prêmio Helena Quadros – 2023 será formada 30 dias antes da entrega do prêmio e será composta por 6 (seis) integrantes, sem conflito de interesses com os candidatos, sendo eles:


  • 2 (dois) representantes do Comitê Executivo da RBJB,

  • 1 (um) Representante do Conselho Fiscal da RBJB,

  • 1 (um) representante de Comitê de Comunicação da RBJB,

  • 1 (um) representante da AZAB, parceiro Institucional da RBJB,

  • 1 (um) representante da SBAU, parceiro Institucional da RBJB.


Cada membro da Comissão Julgadora receberá uma cópia do material enviado pelo candidato inscrito no I Prêmio Helena Quadros – 2023 e terá o prazo de 15 dias corridos para análise e apresentação de parecer com as referidas notas.

É permitido aos membros da Comissão Julgadora entrar em contato com o candidato para questionar ou tirar dúvidas a respeito da proposta que está sendo julgada.

5.0. Premiação

O I Prêmio Helena Quadros - 2023 será entregue durante o Encontro Nacional da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, que irá acontecer ao final do 73º Congresso Brasileiro de Botânica, no dia 04 de novembro de 2023, em Belém–PA.





Recife, julho de 2023.

611 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page