top of page

Convocatória Oficial: RBJB abre eleições para o comitê executivo 2025/2027!

Foto do escritor: Sergio MeloSergio Melo



ELEIÇÃO DO COMITÊ EXECUTIVO DA RBJB - GESTÃO 2025/2027


A Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) anuncia a abertura do processo eleitoral para a eleição do Comitê Executivo e do Conselho Fiscal para a gestão 2025/2027. A presidente do Comitê Executivo, Zenaide Nunes Magalhães de Araújo, torna públicas as normas e procedimentos que nortearão o pleito.



Comissão Eleitoral


A Comissão Eleitoral responsável pela condução do processo foi nomeada e é composta pelos seguintes membros:


  • Renato Ferraz de A. Veiga (FUNDAG) - Presidente;

  • Morgana Rech (JB Caxias do Sul);

  • Elma Aparecida Vieira (Associada Profissional).


As atribuições da Comissão Eleitoral incluem:


  • Recebimento das inscrições de chapas até o dia 14 de fevereiro de 2025;

  • Análise da regularidade dos candidatos e chapas conforme o Estatuto da RBJB;

  • Registro das chapas aptas e impugnação daquelas em desacordo com as normas;

  • Publicidade dos registros e impugnações aos interessados;

  • Condução da eleição na Assembleia Geral Ordinária remota;

  • Apuração dos votos e proclamação do resultado.



Calendário Eleitoral


  • 05 a 14 de fevereiro de 2025: Período de inscrição das chapas via e-mail.

  • 17 de fevereiro de 2025: Publicação das chapas registradas e impugnadas.

  • 20 de fevereiro de 2025: Eleição durante a Assembleia Geral Ordinária remota.



Convocação da Assembleia Geral Ordinária

A Assembleia ocorrerá no dia 20 de fevereiro de 2025, de forma remota, conforme os seguintes horários:


  • Primeira chamada: 15h30 (quórum de 2/3 dos associados quites com a RBJB);

  • Segunda chamada: 16h00 (com qualquer número de associados quites).


O link de acesso será disponibilizado com até 24 horas e 30 minutos de antecedência.



Pauta da Assembleia


  1. Prestção de Contas de 2024;

  2. Eleição do Comitê Executivo e Conselho Fiscal para a gestão 2025/2027;

  3. Posse do Comitê Executivo e Conselho Fiscal eleitos;

  4. Assuntos gerais (sem deliberação).



Processo Eleitoral

A condução da eleição seguirá os seguintes passos:


  1. Apresentação das chapas registradas;

  2. Tempo para exposição de motivos e propostas de cada chapa;

  3. Processo de votação virtual;

  4. Apuração dos votos;

  5. Proclamação da chapa eleita;

  6. Posse dos novos integrantes do Comitê Executivo e do Conselho Fiscal.



Normas para Composição e Registro de Chapas


  • As inscrições devem ser enviadas até 14 de fevereiro de 2025 pelo e-mail renatofav53@gmail.com, com cópia para morgana@caxias.rs.gov.br e elma.vieira@ifgoiano.edu.br;

  • Apenas associados regulares quites com a RBJB até 14 de fevereiro de 2025 podem compor as chapas;

  • As chapas devem indicar:

    • Nome do Associado Institucional ou Profissional;

    • Número de registro do associado;

    • Cargo pretendido (Presidente, Vice-Presidente, Secretário e Tesoureiro);

  • O Comitê Executivo deve ser composto por pelo menos 50% de Associados Institucionais distintos;

  • Os candidatos representantes de Instituições devem apresentar carta do gestor da entidade manifestando concordância com a candidatura.


A RBJB reforça a importância da participação de seus associados no processo eleitoral, que definirá os rumos da gestão para o próximo biênio.

Recife, 03 de fevereiro de 2025.



Zenaide Nunes Magalhães de Araújo

  • Presidente do Comitê Executivo

  • Rede Brasileira de Jardins Botânicos

12 visualizações0 comentário

Comments


Logotipo RBJB - oficial (1).png

A RBJB reconhece, apoia, capacita e incentiva os Jardins Botânicos brasileiros em sua tarefa de conservação da biodiversidade.

rbjb.oficial@gmail.com | 81.999.521.311

 Redes Sociais

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page